Mercedes Lewis Hamilton e Ferrari Sebastian Vettel compartilhar os pontos do campeonato do mundo após uma batalha tensa no domingo 2017 Fórmula 1 Heineken Grande Prêmio da China.
O 54º triunfo do piloto de F1 em Hamilton foi o que levou da pole position do início ao fim – o terceiro Grand Slam da sua carreira – mas não foi uma caminhada.
A corrida começou em uma pista úmida, mas rapidamente secagem, com todos bar Carlos Sainz Toro Rosso em pneus intermediários. Sainz rapidamente rued essa aposta, girando fora no Lap 1 e, em seguida, escovando desnecessariamente a parede como ele fez o seu caminho de volta para o circuito.
Ele rapidamente se tornou claro, no entanto, que slicks foram de fato a escolha certa e outros, incluindo Vettel, pitted para borracha seca sob um carro de segurança virtual na segunda volta, desencadeada quando Force India Sergio Perez colidiu com Lance Stroll Williams no primeiro, Deixando o rookie canadense encalhado no cascalho.
Líderes Hamilton, companheiro de equipe Valtteri Bottas, Daniel Ricciardo da Red Bull, Kimi Raikkonen da Ferrari e Verstappen – já até o quinto – ficaram fora até a quarta volta, quando um verdadeiro carro de segurança veio quando Antonio Giovinazzi bateu seu Sauber saindo do último Italiano que aparece ao aquaplane fora na parede do poço.
Isso permitiu que todos os cinco manter suas posições como pitted, deixando Vettel a cair de um segundo inicial para o sexto, e montar o thriller.
Inicialmente foi Verstappen quem provou ser o principal desafiante de Hamilton. Ele e Ricciardo tinham ido para o Pirellis supersoft, como todos os outros foram para softs na esperança de ir todo o caminho. Mas gradualmente, o holandês caiu para trás, e depois de Vettel finalmente passou Raikkonen companheiro de equipe na volta 20, então Ricciardo em uma movimentação ousada e vigorosa na volta 6 no dia 22, ele fechou sobre o restante Red Bull e ultrapassou quando Verstappen Teve um grande lock-up na volta 14 hairpin no dia 28.
A partir desse ponto de meio-distância, Hamilton e Vettel estavam em um mundo de sua própria como eles trocaram vezes ea diferença entre eles ebbed e fluiu. Ambos optaram por tomar pneus macios frescos, Vettel antes de Hamilton desta vez.
Ambos pensaram que o outro tinha grande ritmo e claramente amava sua batalha, mas talvez Vettel resumiu as coisas melhor quando sugeriu que, este ano, quem ganha merece.
Eles têm 43 pontos cada na mesa dos pilotos, enquanto a Mercedes cedeu à frente da Ferrari por um dos construtores, e as perspectivas de uma luta super-estreita de título parecem muito fortes.
Verstappen, como Ricciardo, teve que parar para mais supersofts, mas apenas mantido à frente para o encaixe final do pódi após uma movimentação superb da parte traseira da grade que lhe ganhou o motorista do voto do dia dos ventiladores. Raikkonen acabou por se manter na quinta posição, quando Bottas lutou para trás, depois de rodar do quinto para o 12º lugar na sétima volta, enquanto tentava manter as temperaturas sob o safety car.
Sainz compensou a sua primeira volta com uma excelente corrida para sétimo, tornando Toro Rosso o “melhor do resto”, enquanto Kevin Magnussen teve um forte oitavo para Haas depois de bater a Força Indias de Pérez e Esteban Ocon. O companheiro de equipa Romain Grosjean lutou para a 11ª posição da grelha penalizada porque Nico Hulkenberg teve uma tarde infeliz para a Renault, que incluiu uma penalidade de cinco segundos para ultrapassar o carro de segurança virtual e uma penalidade de 10s por fazer o mesmo com o real. O companheiro de equipe Jolyon Palmer terminou dois segundos atrás dele.
Foi uma tarde horrível para o Williams, que perdeu o Stroll do 10º lugar na primeira volta e viu Felipe Massa cair da sétima para a 14ª no final.
Marcus Ericsson compitiu os finalistas em 15 para Sauber, como Daniil Kvyat Toro Rosso juntou as aposentadorias com um problema mecânico, e os McLarens de Stoffel Vandoorne e Fernando Alonso sucumbiu a questões técnicas. Alonso em particular tinha sido poderoso, correndo tão alto quanto sexto na sétima volta, e na disputa por pontos ao longo.
O paddock F1 agora move-se rapidamente para o 2017 Fórmula 1 Gulf Air Bahrain Grand Prix em apenas uma semana.
Resultado:
POS | NO | DRIVER | CAR | LAPS | TIME/RETIRED | PTS |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | MERCEDES | 56 | 1:37:36.158 | 25 |
2 | 5 | Sebastian Vettel | FERRARI | 56 | +6.250s | 18 |
3 | 33 | Max Verstappen | RED BULL RACING TAG HEUER | 56 | +45.192s | 15 |
4 | 3 | Daniel Ricciardo | RED BULL RACING TAG HEUER | 56 | +46.035s | 12 |
5 | 7 | Kimi Räikkönen | FERRARI | 56 | +48.076s | 10 |
6 | 77 | Valtteri Bottas | MERCEDES | 56 | +48.808s | 8 |
7 | 55 | Carlos Sainz | TORO ROSSO | 56 | +72.893s | 6 |
8 | 20 | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | 55 | +1 lap | 4 |
9 | 11 | Sergio Perez | FORCE INDIA MERCEDES | 55 | +1 lap | 2 |
10 | 31 | Esteban Ocon | FORCE INDIA MERCEDES | 55 | +1 lap | 1 |
11 | 8 | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | 55 | +1 lap | 0 |
12 | 27 | Nico Hulkenberg | RENAULT | 55 | +1 lap | 0 |
13 | 30 | Jolyon Palmer | RENAULT | 55 | +1 lap | 0 |
14 | 19 | Felipe Massa | WILLIAMS MERCEDES | 55 | +1 lap | 0 |
15 | 9 | Marcus Ericsson | SAUBER FERRARI | 55 | +1 lap | 0 |
NC | 14 | Fernando Alonso | MCLAREN HONDA | 33 | DNF | 0 |
NC | 26 | Daniil Kvyat | TORO ROSSO | 18 | DNF | 0 |
NC | 2 | Stoffel Vandoorne | MCLAREN HONDA | 17 | DNF | 0 |
NC | 36 | Antonio Giovinazzi | SAUBER FERRARI | 3 | DNF | 0 |
NC | 18 | Lance Stroll | WILLIAMS MERCEDES | 0 | DNF | 0 |