MASERATI SE ORGULHA DE SUA HERANÇA LONGA E GLORIOSA
Officine Alfieri Maserati foi fundada em 01 de dezembro de 1914 em Bolonha, Itália. Desde então, Maserati tem desempenhado um papel consistentemente importante na história da cultura carro esporte e seu desenvolvimento. Mais de um século de atividade trouxe consigo gloriosas conquistas, tanto na estrada e na pista, bem como momentos mais difíceis, que têm ajudado a forjar o caráter e personalidade da empresa.
No entanto, a história da Maserati envolve mais do que suas conquistas esportivas gloriosas eo lançamento de grandes carros de estrada. A empresa também desenvolveu industrialmente ao longo dos anos. A sua deslocalização de Bolonha para o local atual em Viale Ciro Menotti, Modena, em 1940 e sua aquisição pela Ferrari, completou, em 1997, são apenas dois exemplos dos muitos eventos importantes no desenvolvimento de estratégias de expansão da Maserati e o lançamento de seus novos carros.
Hoje o nosso orgulho se reflete nos valores que definem a marca – inovação na gestão dos recursos humanos e do ambiente de trabalho, e transparência nas relações com os clientes. Maserati é uma marca que começou a vida em um contexto local, mas depois passou a se tornar um importante player internacional, com representação em 61 países. Nesta seção, você pode reviver a história fascinante da Maserati e ficar a conhecer as pessoas, as realizações e os carros que fizeram a marca famosa.
SEDE
Foi no dia primeiro de dezembro 1914 que os irmãos Maserati fundada Maserati, uma marca destinada a entrar para a história de automobilismo, em Bolonha. No entanto, um ano antes, em 1913, Alfieri Maserati tinha aberto uma garagem Isotta Fraschini em Bolonha, embora ele só trabalhou lá por um curto período de tempo antes de fundar Società Anonima Alfieri Maserati. Inicialmente, o negócio Maserati era uma garagem, operando em Bolonha, no número 1 da Via de ‘Pepoli; O Maserati irmãos começou a trabalhar em seus próprios projetos de carros, até a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Durante os vinte e trinta anos, a garagem Maserati continuou a revelar-se corridas de carros para venda em todo o mundo, também produzir carros de estrada com toda a elegância distintiva da marca combinada com desempenho esportivo derivado do circuito de corridas. Em 1937, quando a família Orsi assumiu a gestão do negócio, Maserati movido de sua sede original, em Bolonha para uma localização em Modena, na Viale Ciro Menotti, onde alguns dos carros GT esportes chave da Marca e ainda são projetados e construídos hoje .
Uma vez que a guerra acabou, Alfieri foi determinada a conseguir seu sonho de volta na estrada, então ele encontrou uma fábrica de garrafão em desuso no distrito Pontevecchio, no número 179, Frazione Alemanni, Bologna. As novas instalações eram grandes o suficiente para os irmãos Maserati se mudar para lá com suas famílias, e foi aqui que a empresa adquiriu o nome de Officine Alfieri Maserati SA. Entretanto, durante a guerra, Alfieri Maserati tinha também abriu uma fábrica de vela de ignição em Milão sob o nome Fabbrica Candele Maserati; em 1919, ele também mudou-se para Bolonha.
1900-1920: OS PRIMEIROS ANOS
1900: A PAIXÃO FAMÍLIA
A história começa com Rodolfo Maserati Maserati, um trabalhador ferroviário durante período da Itália como uma monarquia, Carolina Losi e seus 7 filhos.Rodolfo é, em certo sentido, um homem do futuro: os irmãos Maserati herdou sua paixão por velocidade dele. Na virada do novo século a família está completa: filho mais novo Ettore nasce em 1894, enquanto o filho mais velho Carlo, nascido em 1881, já começou a sua carreira.
1900: CARLO MASERATI: DESDE BICICLETAS A MOTORES
O filho mais velho Carlo Maserati de 17 anos, projeta seu primeiro motor monocilíndrico e antes do final do ano Carlo é contratado pela Fiat como piloto de testes. Enquanto em Turim ele projeta um novo motor monocilíndrico em seu tempo livre, que ele coloca em um chassi de carro de madeira. Isso poderia ser considerado, em alguns aspectos, ser o nascimento do primeiro Maserati.
1903: CARLO MASERATI QUER VOAR
Em 1903 Carlo Maserati deixa Fiat e é contratado por Isotta Fraschini, como piloto de testes e assistente no centro de testes. Enquanto estiver aqui, ele traz em seu irmão Alfieri, que tem apenas 16 anos na época. Quando Carlo finalmente deixa Isotta Fraschini em 1908, Alfieri permanece. Em 1908, em seu número 41 Isotta Fraschini, ele participa do Gran Premio delle Voiturette di Dieppe. Ele vem em décimo quarto, primeiro entre os quatro cilindros carros.
1908: FIM DO CARLO
Em 1909, Carlo Maserati funda sua própria companhia. Ele não perdeu sua paixão por carros, é claro, mas o objetivo deste novo negócio é a concepção e produção de um avião superior. Carlo imediatamente começa a trabalhar neste projeto em 1910, mas uma doença pulmonar põe fim à sua vida e seus sonhos. A perda é devastadora para seus irmãos, mas Carlo continua a ser um exemplo brilhante que nunca seria esquecido. Neste ponto, a responsabilidade recai sobre os ombros de Alfieri.
1913: PRIMEIRO WORKSHOP ALFIERI’S
Em 01 de dezembro de 1913, Alfieri move-se para Bolonha, onde inicia um centro de serviços para Isotta Fraschini. Mas em breve, seguindo os passos de Carlo, ele decide ir sozinho, envolvendo também seus irmãos em seu novo negócio. O resultado é a fundação de “Società Anonima Officine Alfieri Maserati”, um carro na garagem com uma oficina anexado em nenhum. 1 através de ‘Pepoli. Cinco meses depois, a Itália está em guerra. Alfieri e Ettore são elaborados para o serviço nacional.
1914: UM NOVO ENDEREÇO PARA O WORKSHOP MASERATI
Quando a guerra termina, Alfieri procura atividades o arranque. Ele funda uma fábrica de garrafas em julho de 1914, e move a produção de velas de ignição aqui tendo começado a produzi-los em Milão durante a Grande Guerra. Por fim, o sinal acima dos três grandes janelas agora declara oficialmente que o “Officine Alfieri Maserati SA” está no negócio.
1915: A GUERRA NÃO PÁRA O IRMÃOS DE MASERATI
Itália entra na guerra, e os irmãos Maserati são recrutadas mas continuam bem atrás das linhas de batalha. Na verdade, o exército tenta usar seus conhecimentos técnicos para sua vantagem. Ele começa a projetar e produzir velas de ignição especiais para motores de aeronaves.
1918: O MASERATI VELAS DE IGNIÇÃO MARCA D’ANNUNZIO FLY
As velas de ignição patenteadas por Alfieri com isolamento feito de mica, são usados nos aviões SVA. Em 09 de agosto de 1918 poeta Gabriele d’Annunzio voa um desses planos quando ele ataca famosa de Viena, um feito que muito contribui para o seu estatuto lendário.
1920-1940: RIVAIS E REGISTOS
1920: O TRIDENTE: A CRIAÇÃO DE MARIO MASERATI
Alfieri, Ettore e Ernesto trabalhar intensamente na criação do primeiro Maserati. No entanto, Alfieri decide envolver um outro irmão, Mario, um artista eo único irmão que nada tem a ver com os motores tem. Ele é contratado para projetar o logotipo.Mario opta por utilizar um dos mais símbolos característicos de Bolonha: o tridente da estátua de Netuno, na Piazza Maggiore, um símbolo de força e vigor. Ele escolhe as cores vermelho e azul: as cores da bandeira da cidade de Bolonha, que a partir deste dia em diante, também seria as cores da Maserati.
1922: ALFIERI AJUDA DIATTO TOMAR OFF
Após as reformulações completas do motor Alfieri ganha o Susa-Moncenisio neste carro na velocidade média extraordinária de 69 km / h. Se uniu com Ernesto, eles repetir o feito pouco depois na Aosta-Gran San Bernardo.
1925: DIEGO DE STERLICH: UM NOBRE AMIGO
Em 1920, Alfieri Maserati remonta a corrida, começando em uma SCAT, e depois em um quatro cilindros Nesseldorf. Os resultados não são excepcionais, mas torná-lo ainda mais determinado a criar o primeiro verdadeiro Maserati.
1926: O TIPO DE 26- NOTAS ALFIERI SE TORNOU REALIDADE
O primeiro carro para ostentar o nome Maserati, o Tipo 26, é uma evolução do turbo Diatto GP 8C e é nomeado após o ano de sua estréia de corrida. Veja como Alfieri descreve a primeira Tipo 26 “todas as características de todos os carros que tinham sido construídos até agora”.
1929: MASERATI V4: PRIMEIRA RECORDE MUNDIAL
A 13 de junho de 1926 traz a primeira vitória outright. A corrida é a velocidade km de Bolonha. No banco do motorista é irmão mais novo Ernesto que vai acima de 167 kmh. Os irmãos Maserati aumentar a produção e começar a vender o Tipo 26 para motoristas particulares, os motoristas de cavalheiros da época, que, depois de tê-lo visto corrida em sua primeira temporada, formam uma longa fila fora da oficina Bologna. Em 28 de setembro de 1929, em Cremona, Maserati finalmente define seu primeiro recorde mundial. terminando a 10 km de corrida voando a uma velocidade média de 246,069 kmh. Este registro permanece intacta até o final de 1937.
1930: TRIPOLI GRANDE PRÉMIO
1930 prova ser um ano de grandes vitórias. No Grand Prix Tripoli, Maserati registra sua primeira vitória internacional. Mas este é também o ano em que veremos Maserati e Ferrari Enzo ir oficialmente cabeça-a-cabeça pela primeira vez no Grande Prêmio da Itália em Monza: Maserati domina a corrida e é o único construtor no pódio vencedores.
1932: RACING WORLD LAMENTA ALFIERI
Em 1932 Alfieri morre durante cirurgia em apenas 44 anos de idade. Seu rim único remanescente na sequência de um acidente grave em 1927 tinha sido fraco por um longo tempo: para salvá-lo, os médicos tentar uma operação drástica, mas infelizmente sem sucesso. Bologna pára: os presentes no funeral incluem os drivers mais importantes da época, a partir de Nuvolari e Nazzaro para Minoia, Borzacchini, Campari e do Marquês de Sterlich. É uma perda enorme para todos, particularmente a família Maserati e da empresa. Bindo Maserati deixa Isotta Fraschini e se une a seus irmãos que o nomear presidente da empresa. Ernesto cuida do lado técnico: ele é jovem, mas talentoso. O novo Tipo V5 faz uma estréia bem-sucedida ea marca continua a prosperar, apesar da situação económica difícil.
1933: THE GREAT NUVOLARI
Em 1933 Tazio Nuvolari chega Maserati. Tendo caído para fora com Enzo Ferrari, que ele diz não quer que ele como um parceiro igual, o piloto lendário decide, de fato, a corrida para Maserati: dirigir a 8cm, ele ganha o GP da Bélgica, a Copa Ciano, Nice GP eo Tourist Trophy. Este carro é a evolução do 8C anterior, com suspensão redesenhada por Ernesto Maserati. O chassi dianteiro foi feita mais rígida sobre a sugestão do motorista. Sua colaboração continua até 1934. Tazio não se torne parte da equipe oficial, porém: ele compra um carro, e Ernesto fornece assistência técnica, mas ele continua a correr como um motorista particular.
1937: PARCERIA COM ORSI
Maserati está sob pressão contínua das novas entradas alemão, Mercedes e Auto Union, fortemente apoiados pelo governo do Terceiro Reich. Ernesto, Ettore e Bindo entender que o país precisa de uma mudança decisiva de direção: por esta razão que as boas-vindas a colaboração do famoso empresário italiano Adolfo Orsi.Em 1937, Ernesto, Ettore e Bindo vender toda a empresa com ele. No entanto, eles continuam a cobrir vários cargos de gestão nas duas empresas separadas.
1939: O 8CTF WINS INDIANAPOLIS
O primeiro produto da era Orsi-Maserati é divulgado em março de 1938. É o 8CTF: 8 Cilindro cabeça fixa. Em 1939, Maserati ganha pela primeira vez na América: com o seu modelo 8CTF rebatizando-o de “especial de Boyle”. Maserati é o primeiro fabricante italiana a vencer o prestigioso título, e eles conseguem repetir o truque no ano seguinte.
1940-1960: WORLDWIDE ACLAMAÇÃO
1940: NOVA SEDE, NOVAS OPORTUNIDADES
Até o início da Segunda Guerra Mundial Maserati deixou de Bolonha para o Modena. No entanto, por causa da guerra que tem que esquecer sobre a produção de carros de corrida por um tempo e se concentrar em produzir velas de ignição e outros itens essenciais para o esforço de guerra. Neste período, Maserati velas de ignição e Baterias continua a fornecer Maserati Auto com as baterias necessárias para que os seus veículos eléctricos produzidos entre 1940 e 1945.
1946: MASERATI A6: A PRIMEIRA PININFARINA GRAN TURISMO
No início de março de 1946, o protótipo do que pode ser considerado o primeiro GranTurismo – ou seja, o primeiro Maserati destinado para o uso diário e não para corridas – é revelado no Salão de Genebra Car Show. Simplesmente batizada de “A6” – Um em honra de Alfieri e 6 denotando o número de cilindros. O design e originalidade são imediatamente apreciado pelo público: a produção começa a sério. Em 1948, no Salão Automóvel de Turim, Maserati apresenta o primeiro modelo A6 1500, o styling incrível de que foi o trabalho de designer de renome Pininfarina.
1946: VITÓRIA EM NICE E DO FIM DE UMA ERA
A vitória Maserati no Grande Prémio de Nizza em 1946 carrega um enorme valor simbólico: a Segunda Guerra Mundial finalmente acabou. O mundo civil está funcionando novamente. Ernesto, Ettore e Bindo Maserati decidir deixar a companhia e voltar para Bolonha. Eles abriram uma nova empresa, Osca, onde se dedicaram exclusivamente ao design, desenvolvimento e construção de carros de corrida.
1950: FORMULA 1 NASCE
1950 marca o nascimento do que viria quatro anos mais tarde se tornaria a Fórmula 1. Maserati está lá desde o início, a partir da primeira corrida, mas seus carros (que, na realidade, considerando as regras desta primeira fase, ainda estavam carros da classe F2) .
1953: NOVA GESTÃO DA FAMÍLIA
Em 1953, Adolfo Orsi divide a gestão de suas empresas entre os vários membros da família: para si e para seu filho Omar ele mantém a Officine Alfieri Maserati, que inclui a produção de automóveis e máquinas-ferramentas. De acordo com seu plano, a produção de carros aumentaria o prestígio de sua empresa ajudando assim a vender suas máquinas-ferramentas.
1954: A ERA FANGIO COMEÇA
Juan Manuel Fangio vence no Grande Prémio da Argentina e Spa. Mais tarde, o piloto argentino, já dirigindo para Mercedes, retorna à Casa de Stuttgart e, em seguida, para a Ferrari, mas o momento culminante de sua carreira ainda está para chegar. E será a bordo de um Maserati. Em 1954, as regras do Campeonato Mundial de mudar de novo :. Maserati retorna como protagonista com o 250F, que estréia com uma vitória imediata.
1956: O DUELO GRANDE FERRARI-MASERATI
Em 1956, a Fórmula 1 se torna um duelo familiar entre os rivais de Modena: Ferrari e Maserati. Modena é uma cidade dividida, metade torcendo por um time e metade torcendo para o outro. Aos domingos, os carros quadrado fora na pista. Nas manhãs de segunda-feira, os fãs vencedores desfrutar de exigir direitos sobre os perdedores nos bares e nas colunatas no centro da cidade.
1957: A VIRADA BIG
Após a grande vitória em 1957, uma série de dificuldades financeiras obriga Adolfo Orsi a encerrar certas partes de seu império industrial, incluindo a divisão de esportes. É um enorme sacrifício, mas sinaliza o início de uma reviravolta.Concentrando-se exclusivamente no sector automóvel.
1957: A VITÓRIA MAIS ESPETACULAR
Em 1957, o famoso Juan Manuel Fangio volta a Maserati. Ele ganha quatro dos oito GP do necessário para ganhar o título mundial: Argentina, Monaco, França e, mais importante, na Alemanha. É aqui no circuito de Nürburgring, que no domingo 04 de agosto, o piloto argentino extraordinária registra a maior vitória de sua carreira para se tornar campeão do mundo pela quinta e última vez.
1960-1980: ESTADO PRESIDENCIAL
1960: O DAME BRANCA EO XÁ DA PÉRSIA
O “White Dame”, como o primeiro protótipo do 3500 GT é chamado, é a resposta da Maserati para o mercado de automóveis durante os anos de boom econômico.De 1961 Maserati também introduz o GTI. O Xá da Pérsia também está impressionado com a Branca Dame, mas quer algo ainda mais exclusivo. O famoso engenheiro Giulio Alfieri assume o desafio: colocar a 8 cilindros dos 450 S em um GranTurismo. O “Xá da Pérsia” ainda é considerado um dos melhores modelos por colecionadores e historiadores do carro. Tem ouro e acabamentos em madeira preciosas e é o carro mais exclusivo e luxuoso do mundo na época.
1961: MASERATI VENCE NOVAMENTE
Mesmo que Maserati abandonou a pista de corrida, o desejo de corrida permanece em seu sangue. Assim nasce, a partir de um projecto pelo engenheiro Giulio Alfieri, o lendário Tipo 60. Conhecido pelo apelido do Birdcage, ele não apareceu em corridas oficiais sob o nome Maserati, mas foi dado às equipes de corrida de maior prestígio e ganhou alguns corridas importantes, como as duas vitórias consecutivas – em ’60 e ’61 – em Nürburgring 1000 km, assim como outras vitórias ainda mais importantes nos EUA.
1963: AS QUATRO PORTAS WINS COMPRADORES MAIS DE AT SALÃO AUTOMÓVEL DE TURIM
A idéia de montar um motor de corrida Maserati em um sedan é sugerido para ‘Comendador’ Orsi pelo jornalista Gino Rancati. No Salão Automóvel de Turim em 1963 Maserati choca mundo automóvel com a introdução do Quattroporte, o sedan mais rápido do mundo. No mesmo ano, o peso leve, extremamente alegre e poderoso, Mistral é o primeiro Maserati a ser identificado com o nome de um famoso vento. É apresentado no Salão Automóvel de Turim, em 1963.
1965: PAVAROTTI AO VOLANTE DE SEBRING
O Sebring é a evolução do 3500 GT. Fresco de sua mais recente sucesso no Covent Garden, em Londres, até mesmo o jovem tenor Modenese decide tratar-se de um Sebring. É o começo de uma relação duradoura entre Maserati e do grande Maestro.
1967: O GIUGIARO GHIBLI- A PRIMEIRA OBRA-PRIMA
Por volta de meados do anos 60 do Maserati começa a tornar-se famosa pela sua colaboração com o bem conhecido designer italiano Giorgetto Giugiaro. Seu primeiro projeto, o Ghibli 8 cilindros, estréia no Auto Show de Turim em 1966 e é um sucesso imediato. Maserati originalmente planejado na produção de uma centena de carros, mas a produção foi imediatamente aumentou para 400. No final, ele estava em produção até o final de 1972 e um total de 1.295 desses modelos foram feitos, tanto nas versões Spyder e Coupe.
1970: UMA ERA DE GRANDES MUDANÇAS
A família Orsi decide injetar sangue novo na empresa, assumindo um novo parceiro: Citroën. A empresa está organizada por modelo e torna-se mais estruturados, graças à influência da montadora francesa, seguindo o seu exemplo corporativa. Durante os anos 70, há muitas outras mudanças: a família Orsi finalmente sai e Citroën vende para fora a GEPI, uma empresa estatal italiana dirigida pelo empresário argentino-italiano Alejandro De Tomaso.
1971: MASERATI BORA: GIUGIARO CHOQUES NOVAMENTE
Em 1971 famoso designer Giorgetto Giugiaro cria uma nova obra-prima: o Bora. Também inesquecível é o Merak, descrita por Adolfo Orsi Jr. como a “irmã mais nova” do Bora. No Salão Automóvel de Genebra em 1972 Giugiaro apresenta um coupé de vista futurista chamado o Boomerang. Embora nunca tenha sido colocado em produção ainda é considerado como um de seus carros-conceito mais célebres.
1978: O CARRO PRESIDENCIAL
Em 1978 famoso herói de guerra Sandro Pertini, Chefe do Estado italiano, escolhe o Quattroporte Royale como seu carro oficial. Ele permaneceu como presidente até 1985. Pertini sempre montou neste carro, mesmo durante uma visita a Maranello, que se tornou famoso por causa Enzo Ferrari, em reconhecimento da longa rivalidade entre as duas empresas famosas em Modena, recusou-se a ir ao encontro do Maserati presidencial sobre sua chegada.
1980-2015: ENTÃO E AGORA
1980: SEMPRE O PROTAGONISTA
O Maserati Quattroporte continua a ser sinónimo de elegância e estilo, tanto que ele aparece em muitos filmes na década de 80. Sylvester Stallone escolhe-lo como o carro do boxeador Rocky Balboa em Rocky III (1982), enquanto David Cronenberg usa-lo em dois filmes, The Fly, em 1982, e The Dead Zone, de 1983.
1981: O SUCESSO ENORME DA BITURBO
O Biturbo é o carro mais simbólico da década de 80. O Biturbo iria acabar por ser o Maserati mais produzida de todos os tempos. Em suas múltiplas versões e evoluções entre 1982 e 1993 em torno de 37 mil seria produzido no total.
1993: FERRARI, DE RIVAIS A PARCEIROS
Para Maserati futuro começa em 1993 com a aquisição pelo Grupo Fiat. Giovanni Agnelli, com previsão incrível, entende o enorme potencial deste ainda pequeno ícone italiano de excelência. A empresa é dirigida por Luca di Montezemolo, presidente e CEO da Ferrari. A parceria entre os dois fabricantes de automóveis mais famosos em Modena está destinado a se tornar ainda mais famoso do que sua antiga rivalidade.
1998: 3200 GT- GIUGIARO’S NOVO CUPÊ
A primeira contribuição da gestão Ferrari é dirigir a conclusão de um projeto em andamento: o 3200 GT, um coupé desenhado por Giorgetto Giugiaro que originalmente estreou no Paris Motor Show de 1998. No entanto, ele foi imediatamente decidiu que o coupé seria atualizado com um motor produzido em Maranello. A partir dessa idéia revolucionária, o Spyder nasceu, o carro que marca o retorno da Maserati para os Estados Unidos.
2001: A CONQUISTA DA EUA
Em 2001, após 12 anos ausência do mercado norte-americano, Maserati retorna para os Estados Unidos. A fabricante de automóveis que podem passar os testes de qualidade e segurança nos EUA está pronto para qualquer desafio, e não é por acaso que este regresso é comemorado em grande estilo durante a noite de gala na Fundação do Câncer americano italiano. O Maserati Spyder, o primeiro Maserati real com um motor de Maranello, é a estrela do leilão de caridade. O lance vencedor de 130.000 USD é feita por um banqueiro italiano que vive e trabalha em Milão e Nova York.
2003: MASERATI COMEMORA O RETORNO DA PININFARINA
Após o lançamento do primeiro modelo GranTurismo quase meio século atrás, famoso designer italiano Pininfarina retorna para criar um Maserati: o novo Quattroporte. A chegada do Quattroporte completa a gama Maserati e aumenta significativamente as vendas. Mas o Quattroporte também gosta de outro grande sucesso: após Sandro Pertini, outro presidente italiano, Carlo Azeglio Ciampi, escolhe-lo como seu carro oficial do Estado.
2004: CAMPEÕES DO MUNDO, UMA E OUTRA VEZ E DE NOVO …
Em 2004 Maserati também retorna às vitórias na pista. Isso graças a um carro de corrida extraordinária: o MC12 que conseguiu acumular um curso impressionante de troféus. A participação da Maserati no FIA GT 2005-2010 é coroado com quatorze títulos (e 19 vitórias): dois fabricantes Copas (2005 e 2007), cinco Campeonatos do piloto (Bartels-Bertolini em 2006, Thomas Biagi, em 2007, e Bartels-Bertolini em 2008, 2009 e 2010); seis Team Championships (ininterrupta desde 2005, pela Equipe Vitaphone Racing); uma Taça Citation em 2007 por gentleman driver Ben Aucott, JMB Racing, além de três vitórias absolutas nos Spa 24 Hours (2005, 2006 e 2008).
2013: O NOVO MASERATI QUATTROPORTE
O novo Maserati Quattroporte. Mais recente, criatura em circulação da Maserati é um carro verdadeiramente surpreendente. Brota da grande tradição Quattroporte, ele ainda tem uma silhueta inconfundível, atemporal. Reformulado com uma abordagem extremamente moderna, que encapsula a alma luxuoso da limusina eo espírito de corrida do grand tourer.
2013: MASERATI GHIBLI
Uma combinação perfeita de design, desempenho esportivo e conforto. Um sedan com linhas simples e elegantes, dado o prestígio por materiais requintados. Formas esculpidas e formas claramente definidas, ligadas por linhas fortes que geram movimento. Um grand tourer com classe inconfundível e um desempenho inigualável.Rápido e responsivo para dirigir, com um interior confortável. O design deste carro desenha em toda a experiência de Maserati e história.
2014: DEIXE OS CONCEITOS CONTINUAM
Em 2014, a homenagem de Maserati para o seu próprio património desportivo, a Alfieri Conceito Sports Car, é revelado. Uma máquina de corrida puro-sangue e obra-prima do design automóvel não é um estudo nostálgico e retrospectiva. É uma das mais belas esculturas sobre rodas.